Varejistas de Manaus devem emitir NFC-e até o dia 1º de setembro

Comece a emitir NFC-e hoje mesmo.

Simples, Rápido e Fácil. Menos Custo, Mais Vendas para sua empresa – Contato (92) 3236-1235 Experimente é Grátis

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) informou, nessa quarta-feira (27), que todos os estabelecimentos varejistas de Manaus, exceto os optantes do Simples Nacional, devem iniciar a emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) a partir do dia 1º de setembro.

A previsão da Sefaz é de que mais de 2 mil empresas se adequem no prazo. Os contribuintes do Simples Nacional, por sua vez, têm até o dia 1º de janeiro de 2015 para adotar a NFC-e.

A Resolução GSEFAZ 22/2013 estabelece que os contribuintes devem iniciar a emissão da nota eletrônica em, no mínimo, 20% de seus caixas, substituindo os atuais equipamentos emissores de cupom fiscal. O prazo para substituição completa dos sistemas é de 1 ano.SisCommerce PDV – Soclução em transmissão de NFC-e
A NFC-e proporciona grande redução de custos para as empresas, pois elimina o uso dos ECF, cujo preço podia passar de R$ 2 mil por equipamento, fora a manutenção e o processo de autorização, que podia ultrapassar 30 dias.

Para emitir a NFC-e, não existe qualquer burocracia. Basta o contribuinte dispor de um programa emissor, certificado digital e conexão com a internet para se adequar imediatamente. Uma cartilha com o passo a passo está disponível no portal da Sefaz (www.nfce.sefaz.am.gov.br).

Também há vantagens para o consumidor. Quem informar seu CPF nas notas poderá consultá-las a qualquer momento no portal da Sefaz, caso necessite de uma segunda via, por exemplo. A NFC-e também pode ser enviada por e-mail ou SMS.